domingo, 3 de abril de 2011

Viagem escolar


Refletindo sobre os possíveis motivos da escola da Camila ter "desistido" de organizar viagens de turmas, resolvi escrever algumas palavras publicamente com o intuito inclusive de convencer outros pais indecisos ou inseguros com relação à viagem.

Se você, leitor, não for o público alvo desse post... prometo voltar à nossa programação normal (ou anormal) em breve!

Lembro da minha viagem na 7ª série, eu tinha 12 anos e viajamos com a turma para conhecermos Gramado e Canela, inesquecível, mesmo sendo apenas um final de semana. Simples, mas marcante.

Enquanto a Camila era menor eu só ouvia o meu patrão dizendo que o filho tinha viajado com a escola, 4 dias, ele na 5ª ou 6ª série. Eu ficava admirada, tão novinho e longe de casa durante tantos dias com a galera do colégio, e o patrão só dizia “já vai acostumando pois lá eles viajam com freqüência”.

Faz 8 anos que a Camila está na mesma escola e jamais ouviu-se falar em viagem, somente a famosa viagem de formatura da 8ª série, organizada pela própria escola e que aguardávamos ansiosas o início das conversas sobre o assunto.

Eis que na última quinta-feira, 31/03/11, recebemos uma circular informando que a partir deste ano não haveria mais viagens de formatura, e que a escola não manteria parceria com nenhuma empresa a fim de viabilizar a viagem.

Bem, os alunos da 8ª série já haviam se antecipado a essa possível mudança na postura do colégio e, em contato com alunos que fizeram a última viagem no ano passado, resolveram ir atrás das empresas especializadas no assunto.

Existem duas empresas na jogada que são: Forma Turismo e a Divisão Jovem.
Na saída do colégio profissionais de ambas as empresas entregaram folders e informações à respeito das viagens. A Forma Turismo agendou uma reunião com pais e alunos (através de um convite entregue em mãos para os alunos na saída da aula) e essa reunião expositiva aconteceu na quarta-feira dia 30/03/11 no Centro de Convenções de Curitiba.

Eu fui com a Camila e fiquei totalmente segura em permitir que ela viaje com o pessoal da Forma Turismo depois de tudo que foi apresentado lá. Havia pais de todas as unidades da escola, e até achei grande o número de comparecimentos, a garantia de que saia um ônibus de Curitiba é grande, mas se o pessoal não agilizar as inscrições corre-se o risco de perder a viagem em cima da hora e depois não ter como correr atrás de outra. A validade da proposta para entrega dos contratos assinados é no próximo dia 08/04/11.

Eu queria saber o que fez a escola desistir dessa organização, confesso que quando a Camila comentou que a “escola não vai se meter nessa viagem” eu fiquei desconfiada, querendo que “alguém” se responsabilizasse pelos alunos, afinal, quem iria acompanhá-los, como fariam para se organizar se a escola não ajudaria e não permitiria reuniões de formatura? E mais ainda, será que ainda haverá cerimônia, jantar ou celebração para a dita formatura?

Essas dúvidas ainda não solucionei, mas com relação à viagem estou certa de que os alunos conseguirão viajar SIM, e acho que eles merecem, seria muito injusto ficarem sem a viagem, depois de anos vendo outros alunos comentando sobre a viagem, justamente esse ano foram deixados na mão.

Por outro lado, depois de ver toda a estrutura do pessoal que se propõe a levá-los, acredito que eles sairão ganhando em roteiro e companhia, fala sério, melhor viajar com uma equipe de profissionais treinados para esse tipo de viagem a viajar com os inspetores (e professores) da escola.

Falando mais sobre os roteiros da Forma Turismo, foram apresentadas duas opções:
Club Med – Rio das Pedras – RJ e o Forma Adventure no Eldorado Atibaia Resort.

Gostamos mais do Club Med e pegamos folder e contrato do referido destino, acredito que será a opção escolhida pela maioria dos alunos por ter mais “festa” e menos atividades físicas, o outro roteiro inclui aventuras radicais, no meio da floresta (mato, mosquitos, etc) e o Club Med é na praia, ao lado de Angra dos Reis, com praia particular e tudo, o Club Med será fechado apenas para receber os estudantes da Forma Turismo.

Enfim, sugiro que os pais naveguem no site da Forma Turismo e busquem informações sobre a empresa, eu já fiz isso e não tenho dúvidas de que se trata de empresa séria. Quem quiser entrar em contato para saber mais sobre o que foi falado na reunião, fique à vontade também. Não estou EU sendo responsável ou estou VENDENDO pacotes de viagem, nada disso, sou mãe, quero sim que minha filha viaje com os amigos que convive há anos, afinal eles nunca viajaram juntos antes, quem confia em seus filhos não tem com o que se preocupar, estou apenas dando meu testemunho ao ter participado da reunião e ter pesquisado sobre a empresa.

Prefiro não divulgar informações aqui no post a fim de preservar a segurança dos nossos filhos, por isso não cito nome do colégio, turmas, datas e valores, mas tenho essas informações, além de ter várias vias de contratos em branco caso haja interesse de alguém.



3 comentários:

  1. Amiga, pode mandar a Camila com a Forma tranquila, eles são os melhores nesse tipo de roteiro, tem todo um esquema pra cuidar dos adolescentes, e chegam até a ser "chatos" (no bom sentido!) com os cuidados. Com certeza, ela estará muito mais bem cuidada do q se fosse só com os inspetores da escola.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ilana, a Forma é otima, meus dois sobrinhos ja foram para o clube med, e uma vai esse ano, e o meu menino tbm, mas so ano q vem, rsrs
    Eles são otimos!!! super organizados, e Eles AMARAM, dizem q foi uma viagem inesquecivel!!
    Pode deixar sim, Tranquila!!
    Beijos, Carla

    ResponderExcluir
  3. Oi Ilana,não fiquei sabendo da primeira reunião mas fui ontem(dia 08)em outra. Eles estenderam o prazo até 15.04. Ainda estou buscando referências sobre a FORMA. Tb registrei na ouvidoria do Colégio minha total insatisfação com a condução e a decisão unilateral sem qualquer amparo aos pais.Também questionei a falta de atividades sociais , visitas a exposições, etc. Reunião 4.feira pela manhã.....Quanto a FORMA, eles mandam 1 monitor a cada 20 alunos...É pouco! Vou ver no Club Med referências.Bj, Gladys

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...